Páginas

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Partnerka - a rede russa ilegal

Uma apresentação na Virus Bulletim Conference por Dmitry Samosseiko, pesquisador da Sophos, descreve como funciona a Partnerka (pronuncia-se Partnyorka), considerada a responsável por boa parte dos spams que recebemos atualmente.

A partnerka é um conjunto de centenas de redes afiliadas e milhares de "webmasters" com o objetivo de lucrar com a venda on-line de falsos relógios, falsos anti-virus, falsos remédios, falsos qualquer coisa que possa dar lucro. Embora o volume de spam continue crescendo, e continuamos recebendo anúncios da Canadian Pharmacy e de falsos "Rolex", a tática agora é o uso de plataforma web 2.0. Os novos alvos dessa rede são blogs, forums e anúncios que geram tráfico em websites.

O artigo segue descrevendo como funciona a rede que espalha o spam da Canadian Pharm (GravMed) e os distribuidores de falsos anti-vírus e falsos codecs de video. A boa notícia é que os lucros na distribuição de falsos anti-vírus e codecs estão diminuindo e veremos uma diminuição nesse tipo de malware.

O artigo original pode ser baixado no seguinte link: http://www.sophos.com/sophos/docs/eng/marketing_material/samosseiko-vb2009-paper.pdf

Nenhum comentário: