Páginas

quinta-feira, 2 de julho de 2009

Após 2 séculos, uma mensagem secreta para Thomas Jefferson é decifrada

Por mais de 200 anos, no meio dos documentos e correspondências do presidente do Estados Unidos, Thomas Jefferson, existia uma carta com um mensagem cifrada para a qual não havia solução. Essa carta foi escrita em 1801 por um colega de Jefferson, Robert Patterson, ambos membros da American Philosophical Society, e continha o texto cifrado e as regras e propriedades do algoritmo de criptografia criado por ele.

Essa mensagem foi finalmente decifrada por Lawren Smithline, um matemático de 36 anos, que trabalha em Princeton como criptólogo. Após tomar conhecimento dessa carta por um vizinho, passou noites em claro se divertindo ao tentar quebrar o código e recentemente publicou um artigo com a descrição das técnicas utilizadas na revista American Scientist.

A mensagem, afinal, era o trecho inicial da Declaração de Independência dos Estados Unidos, que Jefferson ajudou a escrever: "In Congress, July Fourth, one thousand seven hundred and seventy six. A declaration by the Representatives of the United States of America in Congress assembled. When in the course of human events..."

Um descrição mais detalhada dessa história pode ser lida no artigo do Wall Street Journal: http://online.wsj.com/article/SB124648494429082661.html

Nenhum comentário: