Páginas

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Origem do nome do blog

Segundo a Wikipedia, a Caixa de Pandora é uma expressão muito utilizada quando se quer fazer referência a algo que gera curiosidade, mas que é melhor não ser revelado ou estudado, sob pena de se vir a mostrar algo terrível, que possa fugir de controle, o que considero uma boa analogia para os problemas que a segurança da informação tem que lidar.

Esta expressão vem do mito grego, que conta sobre a caixa que foi enviada com Pandora a Epimeteu, irmão de Prometeu, como um presente de Zeus. Prometeu alertou o irmão quanto ao perigo de se aceitar presentes de Zeus, que, no entanto, ignorou a advertência e aceitou o presente, tomando Pandora como esposa.

Pandora trouxe uma caixa, enviada por Zeus em sua bagagem. Epimeteu acabou abrindo a caixa, e liberando os males que haveriam de afligir a humanidade dali em diante: a velhice, o trabalho, a doença, a loucura, a mentira e a paixão. No fundo da caixa, restou a Esperança (ou segundo algumas interpretações, a Crença irracional ou Credulidade). Com os males liberados da caixa, teve fim a idade de ouro da humanidade.

O texto original de Hesíodo, continha a expressão ânfora de Pandora (do grego: pithos - πιθος, uma grande ânfora ou jarra), mas foi traduzida para o latim por Erasmus de Roterdã, um humanista do século XVI, como pyxis, com o significado de caixa. A expressão "Caixa de Pandora" perdurou desde então.

Nenhum comentário: